O profissional de Relações Públicas, ou o RP, busca construir, promover e preservar a boa imagem das empresas frente ao público interno e externo. Para obter sucesso, ele define a estratégia e os projetos de comunicação para que passem os valores, objetivos e ações da organização.
Ele pode atuar tanto com o público interno quanto externo, bem como criar programas de interação com a comunidade e organizar atividades promocionais. O RP pode trabalhar em equipes com administradores, marqueteiros e jornalistas.
Ao fazer o curso de Relações Públicas o aluno aprende sobre organização de eventos, política de comunicação e estudos de mídia. Há ainda aulas mais teóricas de administração, economia, marketing e pesquisas de opinião pública. Em diversas instituições o curso é uma habilitação da graduação em Comunicação Social.
Estúdio de Imagem e Som, Rádio, Ilhas de Edição.
Ao escolher o curso de Relações Públicas, o profissional pode atuar em diversas atividades como:
Promovendo ações para valorizar a empresa e suas marcas, por meio de canais de comunicação com os funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.
Atendendo a solicitações e reclamações dos clientes.
Orientando empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.
Divulgando políticas da organização para os colaboradores, clientes, consumidores e fornecedores.
Organizando palestras, exposições, recepções e outros eventos de promoção da empresa.
Coletando informações sobre o público interno e externo da empresa com o objetivo de elaborar planos de comunicação.
Realizando estratégias de relacionamento e de comunicação com a comunidade, imprensa, fornecedores, concorrência e os consumidores.
Analisando pedidos, parcerias em projetos sociais, coordenando a adequação aos objetivos da empresa.
Os cursos da área da Comunicação são oferecidos pela FPAC (Faculdade Paulista de Comunicação), Instituição pertencente ao grupo Campos Salles. Localizada na Av. Paulista, 2200, em frente ao Metrô Consolação, a FPAC conta com laboratórios e estúdios audiovisuais de última geração e é considerada, segundo avaliação recente do MEC, uma das melhores do Brasil na área da Comunicação.
Prof. Miguel Valione Junior
Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atualmente é coordenador e professor dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC).