fbpx

VESTIBULAR DIGITAL

MenuClose

Estudos abertos para maturidade

 As universidades voltadas para maturidade (Terceira Idade), surgiram no mundo a partir da década de 70 (CACHIONI, 2003), em um período que a população da Europa começou a envelhecer. No Brasil, no final do século XX, a nossa população ganhou mais expectativa de vida e a curva cronológica começou a subir, sendo que, atualmente, dados apontam que somos a população que mais envelhece no mundo. 

há 30 anos

 As Faculdades Integradas Campos Salles, que sempre esteve à frente e atenta às mudanças da nossa sociedade, criou, a partir de 1992, o curso “Estudos Abertos para a Terceira Idade”, no qual, em 2012, recebeu o prêmio Salva de Prata, pelo reconhecimento dos trabalhos prestados para sociedade paulistana, o prêmio mais honrado oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo. 


Em 2017, pensando no desenvolvimento e inovação, os Estudos abertos para a Terceira Idade, se adequa a nova nomenclatura, reconhecido hoje por: Estudos Abertos para Maturidade.

Nosso curso foi preparado para pessoas acima de 45 anos, sem limite de idade, portanto, não buscamos nos referendar por classificação cronológica, mas sim por maturidade social. 

para que viemos?

“O Estudos Abertos para Maturidade, vem proporcionar melhorias na qualidade de vida dos seus alunos, contribuindo de forma oportuna no convívio social, trabalhando na elevação da autoestima, aquisição de conhecimentos práticos e teóricos, estimulando novas perspectivas de vida e trazendo vivências em exercícios mais efetivos da cidadania” 

COORDENAÇÃO

Marcelo Tomé - Coordenador

Com mais de 20 anos de experiência em longevidade, atuou nos estados de SP, MG e ES, além ter criado grupos relacionado a promoção de educação, cultura e politicas públicas para pessoa idosa, atuando também como professor da UATI UNIFESP. É Mestre e Bacharel em Administração e Especialista em História da África e do Negro no Brasil.