O que é? 

O curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Campos Salles mantém um Clube de Leitura, desde 2015, em parceria com a Editora Companhia das Letras. Este grupo é chamado pela Liga das Faculdades Leitoras. Cada Clube, formado por alunos de Pedagogia é mediado por uma professora amante da literatura. Nas FICS, a mediadora é a professora Luci Ana Santos da Cunha.

Por que um clube de leitura no curso? 

“Só se aprender ler, lendo!” e é isso que se propõe o Clube da Leitura: Criar um espaço dinâmico, criativo e interativo de desenvolvimento da leitura, onde os futuros professores tenham contato com um mundo cultural, onde enriqueçam, exercitem e resgatem o prazer pela leitura e a aperfeiçoem a competência leitora e escritora.

O Clube da Leitura visa principalmente criar uma cultura de leitura envolvendo a Liga das Faculdades Leitoras e a Companhia das Letras, em que as parcerias firmadas possibilitarão a realização de atos de leitura e debates através de utilização de diferentes atividades, inclusive com espaços nas diversas mídias e de utilização de diversas tecnologias.

Quais nossos objetivos?

  • Contribuir para a formação de pedagogos (professores) que sejam leitores e escritores competentes, conhecedores e amantes de boa literatura, que disseminem o prazer pela leitura. 
  • Promover a democratização do acesso à leitura e a experiência da leitura,
  • Incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento entre os participantes por meio de debates sobre a leitura de obras literárias,
  • Criar espaços de compartilhamento e troca de conhecimentos e interpretações, 
  • Formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após o período de incubação,
  • Ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência da leitura,
  • Possibilitar que cada participante consiga realizar uma leitura de si mesmo e do mundo, a fim de reconstruir e construir lugares próprios.

Como funciona?

Os encontros são mensais com alunos do curso de Pedagogia envolvidos no projeto, para reflexão, análise de livro encaminhado pela Companhia das Letras. Além disso, há um encontro semestre com um dos autores de um dos livros lidos no semestre. 

Confiram os encontros.