Você sabe o que são Soft Skills e por que é tão importante você aprendê-las ou
desenvolvê-las para conseguir se destacar e se posicionar bem no mercado de
trabalho?


As habilidades que um profissional possui e que são buscadas pelos empregadores
e pelas empresas podem ser divididas em 2 grupos: hard skills e soft skills.


Hard Skills > são as habilidades e as competências técnicas que um candidato a
uma vaga apresenta e que são fáceis de serem identificadas e avaliadas pelos
recrutadores. Estas habilidades são necessárias e exigidas para a execução de um
trabalho de sucesso ou para se ocupar um determinado cargo ou função em uma
empresa ou de uma organização. Aqui estão dois exemplos de hard skills
(habilidades técnicas):

● Ser capaz de se comunicar em outros idiomas (Inglês, Espanhol, etc.) > pois
a proficiência do candidato pode ser identificada e avaliada pelos
recrutadores das empresas através da aplicação de testes ou através da
exigência de algum certificado (TOEFL, IELTS e certificados de conclusão de
cursos em geral);
● Apresentar habilidades e conhecimentos de informática > ter um bom ou um
avançado conhecimento de aplicativos e de programas que são usados como
ferramentas de trabalho, tais como: Microsoft Word, Microsoft Excel, Power
BI, etc.

Soft Skills > são as competências profissionais e as habilidades comportamentais,
emocionais e de relacionamento interpessoal que uma pessoa possui e que são
mais sutis, mais difíceis de serem identificadas pelos recrutadores. O nome “soft”,
que em Inglês que pode ter o significado de “sutil”, se deve ao fato de uma soft skill
ser muito sutil (subjetiva, comportamental) para conseguir ser percebida,
identificada e avaliada facilmente pelos recrutadores apenas através das perguntas
que geralmente eles fazem em uma entrevista para os candidatos ou através da
aplicação de testes ou da exigência de um certificado.


Uma soft skill está ligada diretamente ao comportamento do candidato na sua
interação social e só pode ser percebida e avaliada pelo recrutador quando o
candidato é colocado em uma situação em que ele precise realizar tarefas ou
atividades relacionadas à sua função interagindo diretamente ou indiretamente com
outras pessoas.

Dois exemplos de soft skills (habilidades comportamentais / sociais / de
relacionamento interpessoal):
● ter a habilidade de realizar algumas atividades e tarefas de trabalho em
equipe;
● ter a habilidade de gerenciar bem o seu tempo para fazer e apresentar as
suas tarefas e atividades de trabalho dentro dos prazos estabelecidos.

E levando-se em consideração o atual cenário econômico mundial e o atual cenário
do mercado de trabalho, onde se fala cada vez mais na substituição do trabalho das
pessoas por máquinas e robôs, as pessoas que possuem e apresentam as soft
skills estão sendo e serão valorizadas porque elas possuem e apresentam certas
habilidades subjetivas que as máquinas e os robôs não possuem. E de acordo com
a opinião de 56% dos executivos brasileiros, as soft skills dos profissionais serão
cada vez mais exigidas e buscadas no mundo pós-pandemia.


Dica importante > antes de se candidatar a uma vaga de emprego, verifique todas
as habilidades (competências) que a empresa ou que o empregador está exigindo
para a função, mesmo que as hard skills (competências técnicas) exigidas estejam
de acordo com o seu perfil. Isso porque cada vez mais as empresas desejam que
seus funcionários apresentem as soft skills (habilidades comportamentais/sociais)
compatíveis com o trabalho que irão realizar.


E agora que você já sabe o que são soft skills e a enorme importância de você
aprendê-las ou desenvolvê-las para ter sucesso profissional, é muito importante
conhecer também quais são as 10 soft skills que 93% das empresas mais buscam
nos profissionais atualmente.

As 10 Softs Skills mais procuradas atualmente pelos recrutadores de
93% das empresas:

  1. Ótima capacidade de comunicação > ter / apresentar / aprender a
    desenvolver ótimas habilidades de comunicação interpessoal (oral e escrita).
  2. Habilidade para atender muito bem os clientes
  3. Capacidade de planejamento > saber fazer / elaborar um planejamento do
    que você deve realizar para atingir as metas que foram estabelecidas.
  4. Capacidade de gerenciar (administrar) bem o seu tempo > para conseguir
    cumprir prazos e para você ser eficiente na realização das suas atividades e
    nos projetos profissionais.
  5. Capacidade para gerenciar projetos
  6. Pensamento analítico > você deverá ter / aprender a desenvolver a
    habilidade de observar algumas coisas, situações, dados e informações com
    uma visão analítica.
  7. Capacidade de trabalhar de forma independente > é claro que ter a
    habilidade de trabalhar em equipe é atualmente um requisito fundamental e
    essencial para você conquistar uma boa oportunidade de trabalho e para ter
    sucesso na sua profissão (seja qual ela for e seja qual for a sua área de
    atuação profissional). Mas haverá momentos em que você também deverá
    ser capaz de realizar suas tarefas e atividades de trabalho de maneira
    independente.
  8. Capacidade de ter / aprender a desenvolver flexibilidade > você deverá ser /
    aprender a desenvolver a habilidade de ser uma pessoa flexível em
    determinadas situações profissionais e relacionadas ao seu ambiente de
    trabalho.
  9. Habilidade de resolver / solucionar problemas com facilidade > você deverá
    ser / aprender a desenvolver a habilidade de ser capaz solucionar ou de
    apresentar possíveis soluções para questões, assuntos, problemas e
    situações relacionadas à sua função e a pessoas no seu ambiente de
    trabalho.
  10. Habilidade de ser uma pessoa detalhista > você deverá ser / aprender a
    desenvolver a habilidade de ser uma pessoa que tenha atenção aos detalhes