O profissional de psicologia estuda os fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano por meio da análise das emoções, ideias e valores. Ele ainda faz diagnósticos, previne doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
O psicólogo pode atuar em consultórios, hospitais e instituições de saúde, observando e analisando as atitudes dos pacientes, bem como seus sentimentos e mecanismos mentais com o objetivo de ajudá-lo na identificação das causas dos problemas e revendo comportamentos inadequados.
Também é possível atuar em escolas, colaborando na orientação educacional. Para atuar como psicólogo é necessário ter registro no Conselho Regional de Psicologia.
Ao escolher o curso de Psicologia, o aluno estuda as diversas correntes da psicologia e disciplinas como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Ele ainda aprende sobre neurologia, antropologia, psicologia do desenvolvimento e teoria psicanalítica.
Ao escolher o curso de Psicologia, o profissional pode atuar em diversas atividades como:
Estudando o comportamento de um grupo de consumidores e orientando a equipe de marketing de empresas ou agências de comunicação.
Orientando estudantes em relação ao curso e profissão a serem seguidas.
Atendendo as pessoas com problemas emocionais.
Orientando e preparando atletas emocionalmente para atividades e competições.
Ajudando os pais, professores e alunos na solução de problemas de aprendizagem.
Colaborando na assistência à saúde e fortalecendo pacientes e familiares na recuperação da saúde física e mental.
Atendendo pacientes e seus familiares.
Acompanhando processo de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Pode ainda trabalhar em presídios, realizando a avaliação psicológica de detentos.
Selecionando os colaboradores das empresas ou promovendo relações saudáveis entre eles. Ainda pode ajudar na orientação de carreira e colaborar nos programas de reestruturação do trabalho.
Atuando em asilos, centros de atendimento a crianças e adolescente ou em penitenciárias.
Tratando de problemas relacionados ao trânsito ou realizando avaliação psicológica nos condutores (ou futuros condutores), bem como desenvolvendo ações socioeducativas.
Utilizando recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano em áreas como educação, reeducação e terapia psicomotora.
Atuando no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento entre esses aspectos e o funcionamento do cérebro.
* O curso de Psicologia (Bacharelado) é operado pelo Centro Universitário UNIBTA (UNIBTA), por meio do convênio de cooperação técnico, científico e administrativo com as Faculdades Integradas Campos Salles. A expedição e registro de diploma é feito pela UNIBTA, conforme o processo código 1406063 registrado no Ministério da Educação.
NÃO TEM NO ARQUIVO
NÃO TEM NO ARQUIVO